O Prazer em Produzir é o blog do Darvas para você conhecer, ou se manter conectado para criar, manter e aumentar a sua energia, resultando em uma melhora significativa na sua produtividade e satisfação pessoal.


10 de dez. de 2008

Interrupções segunda parte


Telefones, e-mails e afins.

Você já se imaginou trocando informações sem essas duas ferramentas tão modernas, eficientes que para muitos foram introduzidas, mas para tantos outros já fazem parte do seu cotidiano desde que se conhecem por gente?


Independente de qual é o seu caso, essas ferramentas de comunicação podem ser o seu melhor apoio ou o seu pior inferno.

Claro que não podemos generalizar, e se você é um vendedor que trabalha na rua o celular principalmente é uma das suas ferramentas mais importantes; o mesmo vale se você é autônomo ( advogado, arquiteto, etc) e vive entre uma audiência ou obra e outra; enfim não quero aqui ditar regras de como você pode lidar melhor ou pior com o celular mas algumas dicas são importantes.

O melhor dos mundos é você lidar com o e-mail e o celular em conjunto!!!!

-Mas, Darvas, eu não consigo lidar nem com o celular, vou conseguir lidar com os dois!? Sim o melhor dos mundos é usá-los em conjunto, veja só como.

Procure criar uma mensagem que estimule as pessoas a darem prioridade no e-mail e só em caso de emergência ligarem e deixarem recados, e ouça-os periodicamente retornando quando necessário cada um deles pois se você não o fizer a pessoa não deixará mais recados.

No seu cartão de visitas procure destacar o e-mail e colocar os seus números cel e ou fixo, se necessário, a mão evitando que todos tenham o seu número direto.

Para que você não saia da frigideira e caia no fogo, seja militar em processar e organizar os seus e mails enviando direto ao lixo o que não interessa, arquivando os que são apenas informações para referência e lidando apenas com aqueles que realmente interessam.

Outra dica importante: processe a sua caixa de entrada em períodos regulares de tempo e não o tempo todo que você esteja próximo a um computador, pois assim seu tempo reservado para outras coisas fica totalmente comprometido.
Se você já está contemplado com um smart phone que lhe despeja continuamente cada single e- mail que surge no seu endereço a sua disciplina acima se torna ainda mais imperiosa.

Pergunto-lhe de verdade, evocando o nosso primeiro artigo da série: será que e-mails pipocando constantemente na sua caixa de entrada on line, 24 h, não é um bom pretexto para fugir do seu momento presente? Será que você não pára e espia a cada e-mail e acaba se confundindo ( da palavra com fusão) com todos os incompletos da sua psique, e isso não acaba sendo uma boa desculpa para....-"- Darvas, é impossivel lidar com tudo isso porque aqui na minha empresa... cada vez mais me cobrando por resultado..... todo mundo precisa de tudo para ontem...... e blá blá blá. Lembrem-se: escuto e vejo esse filme todos os dias com os meus alunos em cursos e na suas trincheiras de trabalho.
Dê um basta em tudo isso e processe a sua caixa de entrada de tempos em tempos. Não preciso mencionar que se você lida com sites de telecoms, cobrança ou outro depto afim, onde estar on line é a sua função, isso não vale para você.

A grande dica para lidar com essas duas ferramentas é deixar claro para as pessoas que se utilizam dela é que, uma vez ali depositada, a mensagem será lida e processada a seu tempo, e que você irá sim se ocupar dela assim que for possivel.

Procure você também utilizar bem essas ferramentas deixando recados e mensagems claros e objetivos em caixas postais e de entrada; lembrem-se: os bons e eficientes modos começam e terminam em você.

Nenhum comentário: