Confira a entrevista do Darvas para a Jovem Pan on line.
24 de set. de 2009
15 de set. de 2009
That's the way we do it.
Não faça como todo mundo faz, e sim como você faz!!!
Isso é modernidade, e principalmente sustentabilidade.
Marco A Darvas é especialista em produtividade pessoal.
11 de set. de 2009
Evazie a sua cabeça e...Produza desde o seu coração. And make it better!!!
Uma empresa de telefonia móvel inglesa promoveu essa mobilização na Trafalgar Square,
em Londres, reunindo mais de 13 mil pessoas.
A empresa simplesmente mandou um convite pelo celular: "esteja na Trafalgar Square dia / horário". E nada mais foi dito.Os que foram acharam que iam dançar, como tem acontecido em outras mobilizações desse tipo.
Confira o que aconteceu no link abaixo.
<http://www.youtube.com/watch?v=orukqxeWmM0>
8 de set. de 2009
Leis Universais
Lembram-se das leis universais mencionadas no curso.
Independente de justas ou injustas gostarmos ou não elas existem.
Nesse vídeo do Jean-Jacques Annaud é uma boa lembrança de como isso funciona.
É só clica no link http://flixxy.com/game-of-survival.htm .
19 de ago. de 2009
12 de ago. de 2009
11 de ago. de 2009
A Crise já passou? Como ter sucesso a partir de agora!!!
Como ter sucesso a partir de agora
Recentemente, antes de fazer uma palestra a turma de formandos recebemos alguns conselhos do que não falar. Em primeiro lugar, não deveríamos aborrecer os estudantes com clichês do tipo " a estrada a ser trilhada". Pediram também que evitássemos palavras da moda como "sinergia" e "paradigma". E, principalmente, não deveríamos dizer aos estudantes que eles eram os melhores, os mais brilhantes e que o futuro lhes pertencia. Eles simplesmente cairiam na risada- ou pior, ficariam entediados.
Em vez disso, deveríamos deixar clara a péssima situação da economia e dar a eles o que querem ouvir: conselhos sobre como ter sucesso, apesar de tudo.
Três anos atrás, numa das colunas que escrevemos, dissemos aos formandos da época que "o caminho do sucesso dependia dos resultados obtidos" e que cada um deles deveria, a partir dali, "aumentar a expectativa que seu empregador tem de seu trabalho- e superar essa expectativa".
Acreditamos firmemente que esse conselho continua verdadeiro. Contudo, as circunstâncias atuais nos levam a acrescentar quatro pontos a esse "credo"- nosso objetivo não é apenas reforçá-lo, mas também prevenir os estudantes para o que virá de incerto e confuso mais adiante.
Os formandos provavelmente não vão gostar muito do que temos a dizer, assim como não há também ninguém que esteja satisfeito com a situação atual da economia.
O primeiro novo mandamento é: esqueça um pouco o computador. Não pense que somos neandertais. Amamos as maravilhas da internet tanto quanto qualquer nerd. Estamos o tempo todo com o black berry ao alcance da mão, e não paramos de digitar nem quando conversamos com o outro, seja na hora do jantar, seja quando estamos assistindo a algum jogo. Amamos o Twitter. Acompanhamos os movimentos dos nossos filhos pelo Facebook. Mas hoje não estamos em busca de emprego e promoção. Quando estávamos, tínhamos certeza de que os bons relacionamentos fazem diferença. Os relacionamentos verdadeiros talvez possam ser cultivados eletronicamente, mas não são construídos dessa forma. Portanto da próxima vez que você for mandar um email para algum colega de trabalho, pare um pouco e, em seguida, apague a mensagem. Depois, pegue o elevador ou vá até o fim do corredor e converse pessoalmente com ele. Aprenda a conhecê-lo e deixe que ele o conheça também. E se você pensa em trabalhar em casa durante dois ou três dias porque "é mais simples" ou porque "tanto faz", é melhor parar de sonhar e cair logo na real. Se um dia você quiser chegar a líder, saiba que o contato pessoal é insubstituível.
Nosso segundo conselho provavelmente vai parecer ultrapassado, assim como o primeiro, mas para nós ele é um clássico que não envelhece jamais: primeiro temos que cumprir a nossa obrigação para depois pensar em diversão ( na verdade esse é um pensamento que roubamos de uma das músicas de Ringo Star, ex baterista dos Beatles). Para os formandos de hoje, como diz outro trecho da música " as coisas não acontecem de um jeito fácil". Se você foi contratado há pouco e espera poder equilibrar vida pessoal e profissional, sugerimos insistentemente que você esqueça essa idéia- pelo menos até você conseguir ganhar um bocado de crédito graças ao seu desempenho brilhante. Neste admirável mundo novo, em que a taxa de desemprego nos Estados Unidos é de mais de 9%, a flexibilidade é um premio que se ganha, e não uma coisa que alguém se julga no direito de usufruir.
Em terceiro lugar ame todo mundo. Estamos falando sério. Vivemos em uma cultura de crítica e sarcasmo generalizados. Somos tentados a descartar quem parece menos bem sucedido e a rotulá-lo de estúpido. Somos tentados também a cair na armadilha da política do meio em que trabalhamos, a fazer parte desta ou daquela panelinha, na esperança de que o nosso grupo saiba realmente das coisas. Tudo em vão. A maior parte das pessoas que você encontra em seu local de trabalho, pouco importa a posição hierárquica ou o título delas, sabe alguma coisa que você não sabe. Muita gente, seja qual for seu nível, pode orientá-lo em algum assunto. Portanto tente se livrar do seu cinismo e escute o que todos têm a dizer. Isso vai fazer de você uma pessoa mais inteligente e também mais humilde.
Se inteligência e humildade forem as duas principais características que as pessoas vêem em você, considere-se um vencedor- a despeito do que esteja acontecendo com o produto interno bruto.
Se inteligência e humildade forem as duas principais características que as pessoas vêem em você, considere-se um vencedor- a despeito do que esteja acontecendo com o produto interno bruto.
Nosso último conselho aos formandos foi dirigido especialmente aos diplomados na área de negócios: por favor parem de se desculpar. Apesar de tudo que se falou nos últimos tempos sobre o capitalismo, a imensa maioria das empresas empregam pessoas boas e decentes que realizam um trabalho honesto. Não há porque se sentir envergonhado. Vocês estão prestes a ingressar em uma profissão nobre. A área de negócios é uma das forças responsáveis pelo progresso. Ela cria empregos, oportunidades e esperança, e esses recém-formados farão parte desse mundo. Só isso já é motivo de festa.
Nossa mensagem final ao grupo foi que eles podiam comemorar. Que eles eram, sim, os mais inteligentes e brilhantes. E que sem dúvida o futuro lhes pertence. Eles só precisam fazer tudo que estiver a seu alcance- e um pouco mais.
Escrito por Jack e Suzy Welch. Publicado na Revista Exame Julho de 2009
27 de abr. de 2009
Como anda a confiança na sua equipe?
Leia a extensa literatura sobre eficácia de equipes, ou converse com pessoas sobre times nos esportes, negócios ou qualquer outra área, e você vai chegar a isso: a confiança é o elemento mais fundamental em uma equipe vencedora. Se as pessoas acham que seus companheiros de equipe estão mentindo, retendo informação ou tramando para acabar com elas, não vão conseguir nada que preste. Do mesmo modo, os membros da equipe podem não confiar na competencia ums dos outros. Essas equipes não criam sinergia. Elas criam o contrário discrepância - dois mais dois são três, com sorte. fonte "Desafiando o talento" Geoff Colvin
Como anda a confiança na sua equipe interna? Nosso trabalho de produtividade pessoal passa por unir essa equipe semanalmente, na falta desse reunião, ops revisão, fica dificil atingir os resultados esperados.
Não perca tempo reúna-se, de verdade, na sua próxima revisão semanal e una a sua equipe.
Marco A Darvas
24 de abr. de 2009
Ter ou não ter que fazer, eis a questão
27 de mar. de 2009
Coisas em excesso tornam-se o oposto
É possivel ter grandes quantidades de uma coisa boa. Em excesso a maior parte dos esforços e das posses toma características de seus opostos:
- Pacifistas tornam-se militantes
- Ativistas pela liberdade se tornam tiranos.
- Bênçãos se tornam maldições.
- Ajudas se tornam estorvos.
- Mais se torna menos.
Muita quantidade e muita frequência tornam aquilo de que você gosta no que você não gosta.
Isso é verdade para posses e até mesmo para o tempo.
Portanto um propósito de vida acompanhado de um bom planejamento não é voltado para criar um excesso de tempo de livre, que é extremamente venenoso, mas sim para um uso positivo do seu tempo livre, definido simplesmente como fazer aquilo que você quer, em oposição a fazer aquilo que você se sente obrigado.
Fonte: The 4-Hour Workweek Timothy Ferriss.
- Pacifistas tornam-se militantes
- Ativistas pela liberdade se tornam tiranos.
- Bênçãos se tornam maldições.
- Ajudas se tornam estorvos.
- Mais se torna menos.
Muita quantidade e muita frequência tornam aquilo de que você gosta no que você não gosta.
Isso é verdade para posses e até mesmo para o tempo.
Portanto um propósito de vida acompanhado de um bom planejamento não é voltado para criar um excesso de tempo de livre, que é extremamente venenoso, mas sim para um uso positivo do seu tempo livre, definido simplesmente como fazer aquilo que você quer, em oposição a fazer aquilo que você se sente obrigado.
Fonte: The 4-Hour Workweek Timothy Ferriss.
25 de mar. de 2009
E você, anda torcendo muito?
22 de mar. de 2009
Você não pode controlar sua mente ou emoções. Você pode direcioná-las para o lado que você quiser que elas se movam. Quando as emoções começam a fluir naturalmente, você pode observá-las claramente. Desde esse ponto você pode direcionar a sua mente e emoções ainda mais facilmente. Assim você pode demonstrar e experienciar assertivamente o dominio das coisas que surgem no seu diálogo interno.
Fonte: Loving each Day John Roger
18 de mar. de 2009
Direção em vez de disciplina
Direção é muito mais produtivo do que disciplina.
A maestria da disciplina não é trabalho duro.
Pelo contrário, não dá trabalho nenhum, porque trabalho requer tempo e esforço.
Uma mudança na direção do seu foco é instantânea, com zero de gasto de energia.
Aliás essa é a chave mestra para que você obtenha experiências e resultados criativos.
Motivação e disciplina são usualmente citados como fatores críticos, mas ambos necessitam deles mesmos para ocorrerem.
Deixe-me explicar melhor: você deve estar motivado para se auto motivar, se diciplinar a se manter disciplinado, e isso é uma armadilha auto alimentadora.
Quando você observa comportamentos motivadores e disciplinados você pode sempre direcioná-los para esse fim e corrigir o seu curso colocando o foco em um deles em vez de no outro.
Portanto corrigir constantemente seu foco para comportamentos “disciplinados” é mais importante do que simplesmente ter disciplina rígida e engessada.
A maestria da disciplina não é trabalho duro.
Pelo contrário, não dá trabalho nenhum, porque trabalho requer tempo e esforço.
Uma mudança na direção do seu foco é instantânea, com zero de gasto de energia.
Aliás essa é a chave mestra para que você obtenha experiências e resultados criativos.
Motivação e disciplina são usualmente citados como fatores críticos, mas ambos necessitam deles mesmos para ocorrerem.
Deixe-me explicar melhor: você deve estar motivado para se auto motivar, se diciplinar a se manter disciplinado, e isso é uma armadilha auto alimentadora.
Quando você observa comportamentos motivadores e disciplinados você pode sempre direcioná-los para esse fim e corrigir o seu curso colocando o foco em um deles em vez de no outro.
Portanto corrigir constantemente seu foco para comportamentos “disciplinados” é mais importante do que simplesmente ter disciplina rígida e engessada.
Fonte: David's Allen Newsletter March 2009
15 de mar. de 2009
Essa é para quem gosta de ir ao estádio
Apesar do protesto da minha esposa adoro levar meus filhos ao estádio.
Confesso que nos últimos anos tenho ido de teimoso.
Espero que o esforço abaixo se concretize.
Tanto os integrantes de organizadas quanto os torcedores comuns receberão um cartão eletrônico com o registro de suas digitais ao se cadastrar.Ao passar pelas catracas de estádios com capacidade superior a 10 mil pessoas, o acesso será permitido caso sua digital coincida com a que consta no cartão. Assim, por causa dessa conferência, será inútil um torcedor passar seu cartão a outro.
O uso desse cartão eletrônico impedirá também, ao menos na teoria, a ação de cambistas ao redor dos estádios de futebol.A União arcará com as despesas para a implantação do novo sistema de catracas nos estádios onde a tecnologia não está presente. No Beira-Rio, por exemplo, o sistema já opera.O processo de cadastramento terá início no segundo semestre deste ano, e a obrigatoriedade da conferência de digitais passará a valer em 2010.O pré-cadastramento poderá ser feito via internet.
O governo federal planeja ampla campanha de divulgação. O torcedor vai se cadastrar pelos postos montados em vários Estados.Está previsto que estádios com capacidade superior a 10 mil pessoas contem com um sistema de monitoramento de vídeo para coibir abusos da parte das autoridades policiais.
O sistema, chamado de Infoseg, vai unificar todas as informações dos torcedores cadastrados. Quem não puder entrar no estádio ficará em uma lista."Se ele [torcedor] é foragido da Justiça baiana, o delegado em Porto Alegre vai ficar sabendo", explica Alcino Reis, secretário nacional do Futebol.
O monitoramento será acompanhado de mudanças no Estatuto do Torcedor que criminalizam a violência nos estádios, como revelou a Folha em janeiro deste ano. Esse é um projeto de lei que precisará de aprovação no Congresso.Também passarão a ser definidas penas para quem vender ingressos a preços abusivos ou tentar manipular resultados.
As punições, em alguns casos, poderão chegar a até seis anos de prisão, mais multa.Ao criminalizar a desordem e o vandalismo, o governo federal atende, enfim, à reivindicação de representantes do próprio governo, autoridades do Judiciário e também cartolas.
Será??? Espero que funcione Marco A Darvas
Confesso que nos últimos anos tenho ido de teimoso.
Espero que o esforço abaixo se concretize.
Apenas torcedores cadastrados irão a estádio em 2010
A partir de 2010, exclusivamente pessoas cadastradas em um sistema nacional de torcedores serão admitidas nos estádios que abrigarem partidas da primeira e da segunda divisões do Campeonato Brasileiro.
O sistema terá cobertura nacional graças a termo de cooperação a ser assinado, amanhã, entre Conselho Nacional de Justiça, ministérios do Esporte e da Justiça, CBF e Conselho Nacional dos Procuradores- -Gerais do Ministério Público dos Estados e da União.A partir de 2010, exclusivamente pessoas cadastradas em um sistema nacional de torcedores serão admitidas nos estádios que abrigarem partidas da primeira e da segunda divisões do Campeonato Brasileiro.
Tanto os integrantes de organizadas quanto os torcedores comuns receberão um cartão eletrônico com o registro de suas digitais ao se cadastrar.Ao passar pelas catracas de estádios com capacidade superior a 10 mil pessoas, o acesso será permitido caso sua digital coincida com a que consta no cartão. Assim, por causa dessa conferência, será inútil um torcedor passar seu cartão a outro.
O uso desse cartão eletrônico impedirá também, ao menos na teoria, a ação de cambistas ao redor dos estádios de futebol.A União arcará com as despesas para a implantação do novo sistema de catracas nos estádios onde a tecnologia não está presente. No Beira-Rio, por exemplo, o sistema já opera.O processo de cadastramento terá início no segundo semestre deste ano, e a obrigatoriedade da conferência de digitais passará a valer em 2010.O pré-cadastramento poderá ser feito via internet.
O governo federal planeja ampla campanha de divulgação. O torcedor vai se cadastrar pelos postos montados em vários Estados.Está previsto que estádios com capacidade superior a 10 mil pessoas contem com um sistema de monitoramento de vídeo para coibir abusos da parte das autoridades policiais.
O sistema, chamado de Infoseg, vai unificar todas as informações dos torcedores cadastrados. Quem não puder entrar no estádio ficará em uma lista."Se ele [torcedor] é foragido da Justiça baiana, o delegado em Porto Alegre vai ficar sabendo", explica Alcino Reis, secretário nacional do Futebol.
O monitoramento será acompanhado de mudanças no Estatuto do Torcedor que criminalizam a violência nos estádios, como revelou a Folha em janeiro deste ano. Esse é um projeto de lei que precisará de aprovação no Congresso.Também passarão a ser definidas penas para quem vender ingressos a preços abusivos ou tentar manipular resultados.
As punições, em alguns casos, poderão chegar a até seis anos de prisão, mais multa.Ao criminalizar a desordem e o vandalismo, o governo federal atende, enfim, à reivindicação de representantes do próprio governo, autoridades do Judiciário e também cartolas.
Será??? Espero que funcione Marco A Darvas
13 de mar. de 2009
Lula lá!!!
Menas, menas...
BRASÍLIA - Lula vai levar cinco acompanhantes para seu encontro de amanhã com Obama, : Amorim e Dilma na linha de frente ,Mantega e Meirelles ficam na segunda classe, ao lado de Luciano Coutinho (BNDES) e de José Sérgio Gabrielli (Petrobras).
Mas a grande estrela vai ser mesmo o nosso Lulinha, que não vai pegar o Aerolula, voar esse tempo todo até Washington e ter a honra de ser o terceiro líder a pisar na Casa Branca de Obama para chegar lá humilde, modesto. Muito pelo contrário. Ele quer ir não só como presidente do Brasil nem mesmo só como líder regional, mas como um protagonista mundial.
Lula tinha uma boa empatia com Bush e vai se esmerar para que isso se repita ou até se acentue com Obama. Um nordestino retirante que fez a vida e a carreira política em São Paulo até virar presidente. Um jovem criado pelos avós brancos e de classe média no Havaí e na Indonésia, que se tornou o primeiro presidente negro da potência.
Mas Lula deve ter cuidado.
O risco é que tente ensinar a Obama como consertar os bancos, segurar a crise internacional, mudar a ONU, o FMI e o Banco Mundial e, de quebra, como tratar de Bolívia e Cuba a Peru e Colômbia.
O céu é o limite.
Isso lembra um pouco uma ironia do ex-presidente Itamar Franco, depois de convidar, em vão, José Serra para ser ministro da Fazenda do seu governo e ouvir um programa de governo inteiro: "O Serra não quer ser ministro da Fazenda. Ele quer ser presidente no meu lugar!". Obama não pode sair do encontro de amanhã com a mesma sensação: "O Lula não quer ser líder da América do Sul. Ele quer ser presidente dos EUA!".
fonte ELIANE CANTANHÊDE FSP 13/03/2009 elianec@uol.com.br
11 de mar. de 2009
O milagre dos nossos dias- Mente como a água
"O milagre não é andar sobre a água. O milagre é andar sobre a terra verdejante, profundamente integrado ao presente momento e sentindo-se verdadeiramente vivo".
Por que é tão dificil vivermos o momento presente?
Nossa mente está constantemente nos tirando dele, cabe a nós, através de um truque esvaziá-la constantemente e mantê-la plugada somente no momento presente.
Não é fácil, mas acreditem é possivel, este é o nosso desafio dessa nova era.
Bemvindo a era do conhecimento.
Boa sorte!!!
Marco A Darvas
10 de mar. de 2009
Você quer sempre ser perfeito?
“Comemore qualquer progresso. Não aguarde a perfeição chegar” Ann Mc Gee Cooper
Muitas vezes queremos ser perfeitos em tudo e isso nos faz ser extremamente improdutivos pois o excesso de perfeição, é caminho certo para a constante insatisfação.
Muitas vezes queremos ser perfeitos em tudo e isso nos faz ser extremamente improdutivos pois o excesso de perfeição, é caminho certo para a constante insatisfação.
Fazer sempre o melhor que você pode é diferente, e isso sim deve ser a sua busca constante.
Procure não fazer menos do que você pode, por isso não perca tempo mas não tenha pressa.
"Perfeição não é quando não há mais nada a acrescentar, mas sim quando não há mais nada a tirar" Antoine e Saint-Exupéry.
Marco A Darvas
5 de mar. de 2009
Correr por correr
[...] Cada um, na esteira ou no asfalto, na praia ou na grama, descobre seu jeito de correr
Eu gosto de maratonas.
Adoro os longos e solitários treinos em que me perco em mim mesmo; admiro o desafio e aprecio a estranheza de acordar cedo para sair a suar por aí; reconheço as dificuldades do percurso, aproveito a conquista do ritmo, o ciclo de cada passada e, principalmente, me embebedo da euforia da chegada.
Já Cristina Helena, minha cachorra, só quer saber de velocidade, alta velocidade.Quando lhe digo "Vamos!", ela reage como um raio, músculos explodindo em satisfação, disparando desabrida.Isso dura segundos, o suficiente para que o esforço vire paz e exija descanso, trote, parada, água.
Um amigo meu, se alguém lhe pergunta se está treinando, responde: "Só na esteira, um pouquinho...", em voz baixa, como se pedisse desculpas. Mas ele já foi visto galopando na Sumaré tal qual em preparação para a conquista de algum pódio por aí.Não importa. Corredores, nós os temos de todos os tipos. Apesar de, em certos círculos, haver gente que procure rotular, catalogar e, acima de tudo, hierarquizar, estabelecendo categorias e impondo oposições, até hoje não vi nenhuma razão que justificasse dizer que fulano ou sicrano são "corredores de verdade", enquanto beltrano não passa de alguma outra coisa indefinida.Cada um, na esteira ou no asfalto, na praia ou na grama, descobre seu jeito de correr, sua intensidade e seu desejo.
Há quem caminhe e corra, há quem corra e caminhe; outro prefere dar tudo em um estirão, enquanto outro ainda aprecia o ritmo tranquilo. Alguns treinam pensando em uma prova certa, perfeita; outros só rodam para tentar baixar a barriga.Essa é a magia desse esporte individual, mas tão coletivo. Não há regras nem leis; cada um faz como quer, quanto quer, onde tiver vontade. Se, porém, desejar regulamentos, vai encontrá-los em planilhas de treinamento, orientações sobre como respirar e dar a passada certa, como seguir modelos disso e daquilo para alcançar determinado objetivo.
Em resumo: você é o dono, mesmo quando se transforma, por vontade própria, em humilde e obediente atleta. O próprio correr ensina, conquista seu corpo e ajuda a dizer para onde você vai.Pode rodar horas e horas numa pista, no mesmo percurso, descobrindo diferenças a cada volta, aprendendo um pouco mais de si a cada passada. Ou pode sair mundo afora, seguindo seu próprio nariz, descortinando horizontes, sem lenço nem documento, como diz a canção.Assim ou assado, o que vale é correr por correr. Por prazer.
Texto da F S P autoria Rodolfo Lucena
Prazer em produzir Marco A Darvas
[...] Cada um, na esteira ou no asfalto, na praia ou na grama, descobre seu jeito de correr
Eu gosto de maratonas.
Adoro os longos e solitários treinos em que me perco em mim mesmo; admiro o desafio e aprecio a estranheza de acordar cedo para sair a suar por aí; reconheço as dificuldades do percurso, aproveito a conquista do ritmo, o ciclo de cada passada e, principalmente, me embebedo da euforia da chegada.
Já Cristina Helena, minha cachorra, só quer saber de velocidade, alta velocidade.Quando lhe digo "Vamos!", ela reage como um raio, músculos explodindo em satisfação, disparando desabrida.Isso dura segundos, o suficiente para que o esforço vire paz e exija descanso, trote, parada, água.
Um amigo meu, se alguém lhe pergunta se está treinando, responde: "Só na esteira, um pouquinho...", em voz baixa, como se pedisse desculpas. Mas ele já foi visto galopando na Sumaré tal qual em preparação para a conquista de algum pódio por aí.Não importa. Corredores, nós os temos de todos os tipos. Apesar de, em certos círculos, haver gente que procure rotular, catalogar e, acima de tudo, hierarquizar, estabelecendo categorias e impondo oposições, até hoje não vi nenhuma razão que justificasse dizer que fulano ou sicrano são "corredores de verdade", enquanto beltrano não passa de alguma outra coisa indefinida.Cada um, na esteira ou no asfalto, na praia ou na grama, descobre seu jeito de correr, sua intensidade e seu desejo.
Há quem caminhe e corra, há quem corra e caminhe; outro prefere dar tudo em um estirão, enquanto outro ainda aprecia o ritmo tranquilo. Alguns treinam pensando em uma prova certa, perfeita; outros só rodam para tentar baixar a barriga.Essa é a magia desse esporte individual, mas tão coletivo. Não há regras nem leis; cada um faz como quer, quanto quer, onde tiver vontade. Se, porém, desejar regulamentos, vai encontrá-los em planilhas de treinamento, orientações sobre como respirar e dar a passada certa, como seguir modelos disso e daquilo para alcançar determinado objetivo.
Em resumo: você é o dono, mesmo quando se transforma, por vontade própria, em humilde e obediente atleta. O próprio correr ensina, conquista seu corpo e ajuda a dizer para onde você vai.Pode rodar horas e horas numa pista, no mesmo percurso, descobrindo diferenças a cada volta, aprendendo um pouco mais de si a cada passada. Ou pode sair mundo afora, seguindo seu próprio nariz, descortinando horizontes, sem lenço nem documento, como diz a canção.Assim ou assado, o que vale é correr por correr. Por prazer.
Texto da F S P autoria Rodolfo Lucena
Prazer em produzir Marco A Darvas
25 de fev. de 2009
13 de fev. de 2009
Por que evitamos ações criticamente importantes?
Você não deveria tentar fazer mais a cada dia, tentar preencher cada minuto com algo é caminho certo para frustrações.
Estar permanentemente ocupado é frequentemente só um pretexto para evitar as poucas ações criticamente importantes.
E por que evitamos essas ações?
Primeiro por apatia, acomodação; dizemos para nós mesmos que quando der fazemos e pelo fato de serem simples e ridiculas acumulamos uma montanha de pequenas ações.... para depois.
E acabamos por nos ocupar com a pequena interrupção que aparece.
Segundo e ai é mais complexo essas ações são desconfortáveis: Ou cobramos algo de alguém, ou temos medo e insegurança de que aquilo tenha alguma repercusão "normalmente" negativa, enfim por medo e insegurança.
Criar o hábito de se questionar constantemente, qual a ação que eu preciso fazer para completar qualquer assunto é o truque mais eficaz que podemos imaginar.
11 de fev. de 2009
O Eterno Deus Mu-Dança
Gilberto Gil tem uma música intitulada O Eterno Deus Mu-Dança.
Como menciono em meus cursos estamos sempre em movimento, corrigindo nossa rota, e que nada é estático, reproduzo texto de Lya Luft que recebi.
Diz a Lya:
Outro dia participei de um evento sobre o Dia da Mulher.
Era um bate-papo com uma platéia composta de umas 250 mulheres de todas as raças, credos e idades.
E por falar em idade, lá pelas tantas, fui questionada sobre a minha e, como não me envergonho dela, respondi.
Foi um momento inesquecível... A platéia inteira fez um 'oooohh' de descrédito.
Aí fiquei pensando: 'pô, estou neste auditório há quase uma hora exibindo minha inteligência, e a única coisa que provocou uma reação calorosa da mulherada foi o fato de eu não aparentar a idade que tenho? Onde é que nós estamos?'
Onde não sei, mas estamos correndo atrás de algo caquético chamado 'juventude eterna'. Estão todos em busca da reversão do tempo.
Acho ótimo, porque decrepitude também não é meu sonho de consumo, mas cirurgias estéticas não dão conta desse assunto sozinhas.
Há um outro truque que faz com que continuemos a ser chamadas de senhoritas mesmo em idade avançada.
A fonte da juventude chama-se mudança.
De fato, quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora.
A única maneira de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos, é ter disposição para guinadas.
Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos. Mudança, o que vem a ser tal coisa?
Minha mãe recentemente mudou do apartamento enorme em que morou a vida toda para um bem menorzinho.
Teve que vender e doar mais da metade dos móveis e tranqueiras, que havia guardado e, mesmo tendo feito isso com certa dor, ao conquistar uma vida mais compacta e simplificada, rejuvenesceu.
Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandou passear, sem temer ficar sozinha aos 65 anos. Rejuvenesceu.
Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um baita emprego por um não tão bom, só que em Florianópolis, onde ela vai à praia sempre que tem sol. Rejuvenesceu.
Toda mudança cobra um alto preço emocional. Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a tomada, chora-se muito, os questionamentos são inúmeros, a vida se desestabiliza. Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa fica escancarada na face.
Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna. Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho.
Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar.Olhe-se no espelho...
'VAMOS ACENDER NOSSOS OLHARES!!!!
9 de fev. de 2009
Ser eficaz x Ser eficiente
Eficácia é fazer as coisas necessárias para deixá-lo mais próximo de seus objetivos.
Eficiência é fazer uma determinada tarefa ( seja importante ou não ) da forma mais econômica possível ( com o menor dispêndio de energia ). Ser eficiente, sem a necessária relação com a eficácia, deve ser a sua busca constante.
Cuidado com algumas armadilhas que a sua cabeça pode lhe pregar, considere as afirmações abaixo e reflita sobre elas:
1-) Fazer bem algo desimportante não o torna mais importante.
2-) Tomar muito tempo não torna uma tarefa importante.
Para finalizar lembre-se:
O que você faz é infinatemente mais importante do que como você faz. Eficiência é uma coisa importante, mas absolutamente inútil, a menos que aplicada a coisas onde a energia dispendida proporcione o retorno esperado. Fonte: Work four hours a week
Eficiência é fazer uma determinada tarefa ( seja importante ou não ) da forma mais econômica possível ( com o menor dispêndio de energia ). Ser eficiente, sem a necessária relação com a eficácia, deve ser a sua busca constante.
Cuidado com algumas armadilhas que a sua cabeça pode lhe pregar, considere as afirmações abaixo e reflita sobre elas:
1-) Fazer bem algo desimportante não o torna mais importante.
2-) Tomar muito tempo não torna uma tarefa importante.
Para finalizar lembre-se:
O que você faz é infinatemente mais importante do que como você faz. Eficiência é uma coisa importante, mas absolutamente inútil, a menos que aplicada a coisas onde a energia dispendida proporcione o retorno esperado. Fonte: Work four hours a week
6 de fev. de 2009
5 de fev. de 2009
Obesidade - Não basta apenas boa vontade
No excelente texto abaixo vemos que não é bem assim, nossa mente, e não só ela, trabalha contra as nossas vontades.
A disseminação da obesidade
Não consigo pensar num setor da economia que se beneficiasse com o combate à obesidade TODOS OS ventos sopram a favor da disseminação de uma epidemia de obesidade de consequências trágicas.
Vejamos:
1) Ganhar peso é bom para a agropecuária.
Vivemos uma revolução tecnológica sem precedentes na história da agricultura. A modernização das técnicas de plantio, da infraestrutura de transporte e de armazenamento aumentou a produtividade, reduziu o desperdício e fez cair os preços.
Jamais a população brasileira experimentou tamanha fartura ou teve acesso a tantos alimentos de qualidade.
Quanto perderia a agropecuária se a população selecionasse com mais critério e reduzisse a quantidade de alimentos consumidos?
2) Ganhar peso é bom para a atividade industrial.
A tecnologia levou à produção em massa de biscoitos, refrigerantes, queijos, embutidos, sorvetes, pães, doces e chocolates que superlotam as estantes dos supermercados.
Existe vendinha no lugarejo mais remoto, em que não seja possível encontrar refrigerantes e pacotes de salgadinho?
Atenta à progressão da epidemia, a indústria alimentícia investiu pesado nos alimentos e refrigerantes "light".
Quem os consumiria se todos fossem magros?No passado as mulheres cozinhavam e as refeições aconteciam em casa.
Hoje, quem pode ter esse privilégio?
As refeições são feitas em bares, restaurantes "por quilo", lanchonetes de fast food. Quantos ficariam desempregados se fossem adotadas dietas mais frugais?
A indústria que produz medicamentos para diabetes, hipertensão, doenças cardiológicas e as três ou quatro drogas indicadas para combater (sofrivelmente) a obesidade ganharia se as pessoas comessem menos e fizessem mais exercício?
Os fabricantes de televisores, automóveis, escadas rolantes, computadores e jogos eletrônicos: quanto perderiam se crianças e adultos abandonassem a vida sedentária? Leia Mais
Fonte FSP 17/01/2009 Texto Drauzio Varella A disseminação da obesidade
4 de fev. de 2009
3 de fev. de 2009
Mudança
Estive fora do ar por motivo de mudança!!!
Nestas últimas semanas, pude colocar em prática tudo que ensino.
Muitas listas!!! Algumas novas, outras temporárias.
Inúmeros incompletos que parecem se mutiplicar mas... vale a pena.
A casa nova está delicia e 2009 promete.
A partir de amanhã o blog volta com publicações normais.
Espero que tenham sentido falta.
Marco A Darvas
Nestas últimas semanas, pude colocar em prática tudo que ensino.
Muitas listas!!! Algumas novas, outras temporárias.
Inúmeros incompletos que parecem se mutiplicar mas... vale a pena.
A casa nova está delicia e 2009 promete.
A partir de amanhã o blog volta com publicações normais.
Espero que tenham sentido falta.
Marco A Darvas
26 de jan. de 2009
25 de jan. de 2009
20 de jan. de 2009
Este blog dá as boas vindas a Barak Hussein Obama
19 de jan. de 2009
O macaco tá certo!!! parte 1 de 3
15 de jan. de 2009
Dr Óbvio informa: Como superar obstáculos
O maior obstáculo entre você e o que você deseja ser é a quantidade de apoio dos outros.
Conheça dicas para conquistar esse apoio:
1. Aprenda a lembrar-se dos nomes das pessoas. Sua ineficiência nesse sentido pode demonstrar que seu interesse não é suficientemente grande.
2. Seja agradável, de modo que ninguém sinta constrangimento em sua presença. Seja do tipo bonachão.
3. Adote uma atitude tranquila e despreocupada, de modo que as coisas não o pertubem, e consequentemente você não perturbe os outros.
4. Gerencie seu ego. Não dê a impressão de que você sabe tudo.
5. Cultive a qualidade de ser interessante a fim de que os que convivem com você possam obter, de você, algo que valha a pena.
6. Estude um meio de livrar-se dos elementos vulgares da sua personalidade, mesmo que sejam subconscientes.
7. Procure abordar e tratar sinceramente, e numa base honesta, todos os mal-entendidos que teve ou tem atualmente. Livre-se dos seus ressentimentos.
8. Habitue-se a gostar dos outros até consegui-lo com sinceridade.
9. Jamais perca uma oportunidade de dar parabéns a alguém, por um feito realizado, ou de exprimir simpatia numa situação triste ou difícil.
10. Apóie espiritualmente os outros e eles lhe retribuirão com uma sincera afeição.
Fonte: David J. Schwartz em a Magia de Pensar Grande.
Conheça dicas para conquistar esse apoio:
1. Aprenda a lembrar-se dos nomes das pessoas. Sua ineficiência nesse sentido pode demonstrar que seu interesse não é suficientemente grande.
2. Seja agradável, de modo que ninguém sinta constrangimento em sua presença. Seja do tipo bonachão.
3. Adote uma atitude tranquila e despreocupada, de modo que as coisas não o pertubem, e consequentemente você não perturbe os outros.
4. Gerencie seu ego. Não dê a impressão de que você sabe tudo.
5. Cultive a qualidade de ser interessante a fim de que os que convivem com você possam obter, de você, algo que valha a pena.
6. Estude um meio de livrar-se dos elementos vulgares da sua personalidade, mesmo que sejam subconscientes.
7. Procure abordar e tratar sinceramente, e numa base honesta, todos os mal-entendidos que teve ou tem atualmente. Livre-se dos seus ressentimentos.
8. Habitue-se a gostar dos outros até consegui-lo com sinceridade.
9. Jamais perca uma oportunidade de dar parabéns a alguém, por um feito realizado, ou de exprimir simpatia numa situação triste ou difícil.
10. Apóie espiritualmente os outros e eles lhe retribuirão com uma sincera afeição.
Fonte: David J. Schwartz em a Magia de Pensar Grande.
13 de jan. de 2009
O Dr. Óbvio informa: Tenha sempre em mente
As outras pessoas, assim como você, estão ávidas por reconhecimento, atenção e querem sempre trocar algo com alguém.
Convido-o a fazer um teste. Saia na rua e peça o apoio de alguém sobre qualquer coisa; desde algo com o carro ( pneu, bateria, gasolina) até uma informação de “como chegar ao aeroporto” e veja a reação das pessoas.
Talvez você encontre um mal humorado pelo caminho.
Tente novamente.
Da terceira pessoa não passa. Se você não conseguir apoio dos outros, cheque a sua energia.
Convido-o a fazer um teste. Saia na rua e peça o apoio de alguém sobre qualquer coisa; desde algo com o carro ( pneu, bateria, gasolina) até uma informação de “como chegar ao aeroporto” e veja a reação das pessoas.
Talvez você encontre um mal humorado pelo caminho.
Tente novamente.
Da terceira pessoa não passa. Se você não conseguir apoio dos outros, cheque a sua energia.
12 de jan. de 2009
Pesquisa Soma
Você é ansiosa(o)?
Segundo estudo do grupo SOMA, profissionais que implantaram metodologias de organização e de tarefas em seu trabalho apresentaram:
Redução da ansiedade - 75%
Redução do cansaço - 60%
Melhoria do raciocínio- 77%
Maior concentração - 56%
Aumento de tolerância - 81%
Melhoria nos relacionamentos - 60%
Mais felicidade - 71%
8 de jan. de 2009
Dr Óbvio informa: Como conquistar amizades
Seis maneiras de se conseguir amizades:
1. Apresente-se aos outros, sempre que for possível – nas festas, reuniões, no avião, no trabalho, em toda parte.
2. Faça com que a outra pessoa entenda bem o seu nome.
3. Pronuncie o nome da outra pessoa tal e qual ela pronuncia. A correta pronuncia do nome constitui um verdadeiro fetiche para cada pessoa. Se essa pessoa lhe interessar, pegue um cartão ou escreva você mesmo o nome, telefone e mail.
4. Seja militar com o cadastro das pessoas e procure colocar em um lugar seguro; e faça back-up periodicamente. Para algums, envie um email com o seu endereço eletrônico.
5. A maioria das pessoas bem sucedidas cultivam um network e isso é um hábito a ser adquirido e expandido continuamente.
6. Por último mas não menos importante, diga coisas agradáveis às pessoas - desgraça e negatividade é o que mais circula por aí . Faça o oposto, e naturalmente.. destaque-se!!!
1. Apresente-se aos outros, sempre que for possível – nas festas, reuniões, no avião, no trabalho, em toda parte.
2. Faça com que a outra pessoa entenda bem o seu nome.
3. Pronuncie o nome da outra pessoa tal e qual ela pronuncia. A correta pronuncia do nome constitui um verdadeiro fetiche para cada pessoa. Se essa pessoa lhe interessar, pegue um cartão ou escreva você mesmo o nome, telefone e mail.
4. Seja militar com o cadastro das pessoas e procure colocar em um lugar seguro; e faça back-up periodicamente. Para algums, envie um email com o seu endereço eletrônico.
5. A maioria das pessoas bem sucedidas cultivam um network e isso é um hábito a ser adquirido e expandido continuamente.
6. Por último mas não menos importante, diga coisas agradáveis às pessoas - desgraça e negatividade é o que mais circula por aí . Faça o oposto, e naturalmente.. destaque-se!!!
6 de jan. de 2009
Conheça o Dr. Óbvio
Para você que já faz parte do nosso time, quero apresentar nosso mais novo colaborador, o Dr Óbvio.
Sempre que você ler no título do artigo Dr Óbvio informa, pode saber que virá algo que aparentemente soa ridículo e que, de tão óbvio que é, você já sabe.
Eu sei que você sabe que sabe, mas sei também que apesar de você saber que sabe, de tão óbvio que é, você acaba não praticando.
Se você ainda não me conhece pessoalmente, não tem idéia de quantas vezes repito o mantra para as pessoas que estão a minha volta: para que simplificar se podemos complicar?
Nós seres humanos vemos dificuldade em tudo.
E agora então que chegamos ao século XXI com toda essa tecnologia da informação, por que não usar tudo que temos disponível?
Vamos então atrás dessa montanha de novidades e simplesmente esquecemos do Óbvio, pois ele, de tão simples que é, humilde.... tadinho.... fica escondido.
Portanto senhores: neste espaço que falamos sobre produtividade pessoal de uma forma simples, prática e funcional não podemos deixar escondidas as obviedades.
Aguarde, aqui você encontrará vários artigos da série: O Dr Óbvio informa.
Sempre que você ler no título do artigo Dr Óbvio informa, pode saber que virá algo que aparentemente soa ridículo e que, de tão óbvio que é, você já sabe.
Eu sei que você sabe que sabe, mas sei também que apesar de você saber que sabe, de tão óbvio que é, você acaba não praticando.
Se você ainda não me conhece pessoalmente, não tem idéia de quantas vezes repito o mantra para as pessoas que estão a minha volta: para que simplificar se podemos complicar?
Nós seres humanos vemos dificuldade em tudo.
E agora então que chegamos ao século XXI com toda essa tecnologia da informação, por que não usar tudo que temos disponível?
Vamos então atrás dessa montanha de novidades e simplesmente esquecemos do Óbvio, pois ele, de tão simples que é, humilde.... tadinho.... fica escondido.
Portanto senhores: neste espaço que falamos sobre produtividade pessoal de uma forma simples, prática e funcional não podemos deixar escondidas as obviedades.
Aguarde, aqui você encontrará vários artigos da série: O Dr Óbvio informa.
5 de jan. de 2009
Circule a energia da sua mesa
No Natal e Ano novo enchemos a casa de flores.
Levei um belo vaso para minha mesa de trabalho, e elas estão.
me trazendo ótimas energias.
Frequento inúmeros ambientes empresariais e raramente encontro flores nas mesas.
Será que existe algum tipo de restrição para essa prática ou é a famosa falta de tempo para pequenos deleites?
Lembre-se: pequenos detalhes fazem toda a diferença.
Levei um belo vaso para minha mesa de trabalho, e elas estão.
me trazendo ótimas energias.
Frequento inúmeros ambientes empresariais e raramente encontro flores nas mesas.
Será que existe algum tipo de restrição para essa prática ou é a famosa falta de tempo para pequenos deleites?
Lembre-se: pequenos detalhes fazem toda a diferença.
2 de jan. de 2009
Leis Universais
Abro 2009 com esse artigo pois se você conseguir viver e não resistir à essas leis seu ano será bem mais prazeiroso, pois o seu desperdício de energia será cada vez menor.
O que é uma lei Universal?
Uma lei universal é aquela que, gostemos ou não, existem e regem o nosso universo.
Um exemplo é o leão velho que morre de fome se não conseguir caçar o coelho; o mesmo ocorre com o pobre coelhinho que deu mole para o leão e quando menos esperava estava navegando na saliva desse predador faminto. Isso é uma lei universal, e, justo ou injusto certo ou errado, não cabe aqui juízo de valor.
Não somos diferentes do leão e do coelhinho e conosco também as leis universais são implacáveis.
Falando sobre o nosso tema produtividade pessoal, discorro sobre algumas delas:
A primeira e mais bizarra é aquela que diz mais ou menos o seguinte; quanto mais você fizer, mais vão aparecer coisas para você fazer. Portanto zerar suas listas de pendências e seguir a regra de não deixar nada para amanhã não funciona; não funciona porque eu não quero, nem porque penso assim ou porque estou aqui escrevendo isso: assim é na realidade! Leia mais
O que é uma lei Universal?
Uma lei universal é aquela que, gostemos ou não, existem e regem o nosso universo.
Um exemplo é o leão velho que morre de fome se não conseguir caçar o coelho; o mesmo ocorre com o pobre coelhinho que deu mole para o leão e quando menos esperava estava navegando na saliva desse predador faminto. Isso é uma lei universal, e, justo ou injusto certo ou errado, não cabe aqui juízo de valor.
Não somos diferentes do leão e do coelhinho e conosco também as leis universais são implacáveis.
Falando sobre o nosso tema produtividade pessoal, discorro sobre algumas delas:
A primeira e mais bizarra é aquela que diz mais ou menos o seguinte; quanto mais você fizer, mais vão aparecer coisas para você fazer. Portanto zerar suas listas de pendências e seguir a regra de não deixar nada para amanhã não funciona; não funciona porque eu não quero, nem porque penso assim ou porque estou aqui escrevendo isso: assim é na realidade! Leia mais
Assinar:
Postagens (Atom)