O Prazer em Produzir é o blog do Darvas para você conhecer, ou se manter conectado para criar, manter e aumentar a sua energia, resultando em uma melhora significativa na sua produtividade e satisfação pessoal.


5 de fev. de 2009

Obesidade - Não basta apenas boa vontade



Tanto se fala em força de vontade e disciplina.


No excelente texto abaixo vemos que não é bem assim, nossa mente, e não só ela, trabalha contra as nossas vontades.






A disseminação da obesidade


Não consigo pensar num setor da economia que se beneficiasse com o combate à obesidade TODOS OS ventos sopram a favor da disseminação de uma epidemia de obesidade de consequências trágicas.
Vejamos:


1) Ganhar peso é bom para a agropecuária.


Vivemos uma revolução tecnológica sem precedentes na história da agricultura. A modernização das técnicas de plantio, da infraestrutura de transporte e de armazenamento aumentou a produtividade, reduziu o desperdício e fez cair os preços.

Jamais a população brasileira experimentou tamanha fartura ou teve acesso a tantos alimentos de qualidade.

Quanto perderia a agropecuária se a população selecionasse com mais critério e reduzisse a quantidade de alimentos consumidos?


2) Ganhar peso é bom para a atividade industrial.


A tecnologia levou à produção em massa de biscoitos, refrigerantes, queijos, embutidos, sorvetes, pães, doces e chocolates que superlotam as estantes dos supermercados.

Existe vendinha no lugarejo mais remoto, em que não seja possível encontrar refrigerantes e pacotes de salgadinho?

Atenta à progressão da epidemia, a indústria alimentícia investiu pesado nos alimentos e refrigerantes "light".

Quem os consumiria se todos fossem magros?No passado as mulheres cozinhavam e as refeições aconteciam em casa.

Hoje, quem pode ter esse privilégio?

As refeições são feitas em bares, restaurantes "por quilo", lanchonetes de fast food. Quantos ficariam desempregados se fossem adotadas dietas mais frugais?

A indústria que produz medicamentos para diabetes, hipertensão, doenças cardiológicas e as três ou quatro drogas indicadas para combater (sofrivelmente) a obesidade ganharia se as pessoas comessem menos e fizessem mais exercício?

Os fabricantes de televisores, automóveis, escadas rolantes, computadores e jogos eletrônicos: quanto perderiam se crianças e adultos abandonassem a vida sedentária? Leia Mais


Fonte FSP 17/01/2009 Texto Drauzio Varella A disseminação da obesidade

Nenhum comentário: