Nesse artigo quero abordar como você pode captar idéias exatamente quando elas surgem e não quando você precisa delas.
Se você funciona como a maioria das pessoas, deve ter idéias nas horas mais inusitadas e somente com uma pequena observação pode notar quais são essas "horas".
As mais comuns são no banho, quando você está prestes a dormir ou acordar, e também quando você está sozinho; seja dirigindo, praticando uma caminhada, corrida ou esteira, no elevador, enfim em uma série de lugares e situações em que você pode reparar que a sua cabeça não pára. Estamos sempre pensando em tudo que precisamos, ou temos que pensar, ou gostaríamos de fazer não é verdade?
A prática é óbvia e simples, mas de tão óbvia e simples simplesmente não fazemos e deixamos para lá, pois afinal estamos tão acostumados a manter essa montanha de coisas na nossa cabeça o tempo todo que não experimentamos fazer diferente.
Procure ter algo à mão para simplesmente "captar" essa idéia ou necessidade de fazer algo ou ainda uma pendência a fazer.
Esse algo à mão é qualquer coisa aonde você possa registrar e mais tarde processar e organizar essa informação.
Um pedaço de papel, um gravador, um palm, um telefone cel, um guardanapo, um pequeno caderno, um e-mail para você mesmo... enfim qualquer coisa é válida para que naquele momento você registre aquilo que simplesmente passou na sua cabeça e você identificou como algo a respeito do qual quer fazer algo.
É simples assim, fácil de falar mas não tão simples de fazer. O que você precisa é se acostumar a ter algum lugar para levar adiante essas idéias e, sem dúvida, o primeiro passo é captá-las assim que surgem na sua cabeça.
Parece um trabalho que não tem fim mas não é verdade. Aconselho que você experimente colocar tudo que passa no seu universo mental em algum lugar, e em algum momento você vai olhar desde um ângulo a partir do qual você pode realmente fazer algo a respeito.
Procure captar essas idéias em poucos mas eficientes lugares pois se você anotar e ainda assim não fizer nada a respeito, fica ainda pior pois a mente delegou mas não foi adiante aqui a frustração é ainda maior.
Ter boas idéias e não fazer nada com elas é desperdício e frustração pois você sabe que quer e pode fazer mas não faz, vamos lá, mãos à obra em captar suas idéias e colocá-las em um sistema que funciona e que faz de você um realizador em vez de um enrolador.
Pare de desperdiçar energia e faça com que ela trabalhe a seu favor.
Marco A Darvas é coach em produtividade pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário